É de extrema importância que uma empresa tenha toda documentação da companhia em ordem, pois evita futuros problemas com a fiscalização fiscal. Apesar de ser um trabalho complexo, toda empresa tem responsabilidades fiscais, tributárias e contábeis para cumprir. Assim, manter um sistema fiscal e contábil pode ajudar você a não ter qualquer prejuízo no seu negócio.
A vigilância sobre as finanças, contabilidades e obrigações fiscais é rigorosa, já que seu objetivo é minimizar as tentativas de fraudes de pagamento de impostos ao governo. Existem modos de evitar problemas com a fiscalização fiscal, separamos quatro dicas abaixo.
1 – Contrate um contador
Um suporte profissional na área contábil pode ser o primeiro passo para você evitar problemas com a fiscalização. O contador ajudará com a emissão adequada de notas fiscais, recolhimento de tributos, além da escrituração de livros fiscais e folha de pagamento. Com esse apoio, o empreendedor passa a adotar as melhores práticas, como orientado, evitando irregularidades.
2 – Cuidado para não cair na malha fina
Em 2018, de acordo com a Receita Federal, cerca de 15 mil empresas do sistema Lucro Presumido foram pegas na malha fina do Imposto de Renda. As divergências chegaram a R$ 2 milhões. As empresas que recebem a fiscalização do Fisco podem chegar a pagar multa de 225% sobre o calor devido.
3 – Prepare a sua empresa para a fiscalização
Não se há uma previsão para quando a sua empresa receberá a fiscalização, então é recomendado que sempre tenha a documentação em dia, além de preparar seus funcionários para estarem dispostos a colaborarem.
A emissão de notas fiscais se tornou popular nos últimos anos, mas ainda existem empresas que não possuem ferramentas eficientes para o gerenciamento de notas emitidas e recebidas. A implantação de um sistema para emissão e gerenciamento de notas fiscais eletrônicas pode ser a solução para esse problema, pois atualiza e deixa a documentação em dia.
4 – Mantenha uma gestão ativa
Adotar uma boa prática de gestão é importante na hora de passar pela fiscalização com tranquilidade. A elaboração de um plano fiscal e tributário; um sistema integrado de gestão empresarial e acompanhar a lei brasileira para manter as legalidades em ordem, são essenciais para ter tudo em dia.