O que é compliance?
Para quem não conhece, vem no verbo inglês “to comply”, que significa “cumprir a norma”. É essencial no âmbito fiscal, garante que a sua empresa esteja em dia com a Receita Federal, ficando livre de qualquer penalidade ou grandes multas.
O Brasil tem atualizações legais constantes quando se fala em obrigações fiscais nas redes municipal, estadual e federal. De acordo com um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) há cerca de 46 alterações fiscais por dia.
Para que possa cumprir os prazos, as empresas precisam se manter em dia com os dados da companhia, permitindo a adequação em caso de alterações. Assim diminui o risco de impacto da carga tributária.
A importância do ERP para o compliance fiscal.
O volume de informações corporativas pode fazer um grande volume devido a sua complexidade. O uso de um sistema para automatizar e controlar processos fiscais facilita o cumprimento dos cálculos e validações dentro do prazo.
O ERP online/Cloud computing, é uma opção para centralizar os seus dados e ter acesso fácil a eles. O que gera uma redução nos custos e melhora o seu controle, com uma organização mais robusta. Isso reflete na credibilidade da empresa perante investidores, bancos e clientes, sem deixar pendencias com a Receita Federal.
Vantagens do ERP
Como faz toda a gestão de informação, o ERP acaba tornando todos os setores da empresa mais produtivos, permitindo que a empresa se mantenha em dia com as obrigações fiscais. As principais vantagens para o seu uso é:
- Documentos fiscais são recebidos automaticamente;
- Processos integrados;
- Menor ocorrências de erros de digitação;
- Consulta de documentos é centralizada e facilitada;
- Regras fiscais atualizadas;
- Custos reduzidos.
A automação da compliance fiscal é fundamental para que a companhia evite erros e reduza custos, além de se manter em dia perante os órgãos governamentais.